Patrimônio como Objeto Multidisciplinar

Por: Bruno Barreto

É natural e até desejável que uma ciência mantenha um intercâmbio de conhecimentos com outra sem que isso signifique subordinação ou anulação de qualquer uma das duas. A departamentalização do saber impõe uma interdependência cultural no processo de compreensão dos fenômenos observados, sendo, contudo, conveniente que se preserve a autonomia de cada conhecimento a fim de reservar-lhe uma metodologia eficiente.

No sentido de melhor apreender os objetos científicos investigados, ao longo dos tempos, foram  feitos recortes sobre a realidade física e social, pelo que há de se reconhecer que as ciências mantêm algum tipo de relação uma com as outras. A fragmentação disciplinar do conhecimento particulariza e aprofunda o estudo sobre os objetos, mas não pode provocar a descontextualização e/ou a manipulação ideológica do saber. Daí a necessidade de se estimular as relações interdisciplinares, gerando comunicação das idéias próprias e integração mútua de conceitos; integração essa que poderá se processar no campo epistemológico, terminológico e metodológico.

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Sobre o Autor:

Pós-Graduando em Direito Tributário, Pós-Graduando em Metodologia de Ensino no Nível Superior, Graduado com Honra ao Mérito em Ciências Contábeis, 2002, Técnico em Ciências Contábeis, além de vários cursos em desenvolvimento e aprimoramento nas áreas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Ambiental e Gerencial, Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, Estratégia de Pesquisa e Elaboração de Projetos, Técnico de Suporte, Rotina de Pessoal, Sistema e Processos de Organização, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

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