Contabilidade Ambiental Aplicada a Proteção do Patrimônio Comum da Humanidade

Por: Bruno Barreto

A contabilidade surgiu com a problemática do homem em quantificar suas riquezas, que até o momento não possuíam nenhum valor agregado. Isso deixa claro que a contabilidade surgiu com propósito gerencial, de controle.

Aprimorou-se ao longo dos séculos, incorporando práticas, princípios, postulados e convenções para acompanhar a evolução humana e tecnológica, buscando na medida do possível, a quantidade e qualidade permitidas pela relevância da informação.

A evolução da contabilidade serviu para identificar, mensurar, registrar e reportar os eventos relevantes envolvidos no desenvolvimento das atividades de uma empresa, fornecendo fundamentos para análise da melhor alternativa em relação à alocação de recursos para que possam ser avaliados os recursos consumidos comparando-os com os rendimentos pela entidade.

“Contabilidade é a ciência que se preocupa com a identificação, mensuração e informação dos recursos alocados a uma determinada entidade, além dos eventos econômicos que a afetaram e poderão afetá-la, objetivando demonstrar a sua situação econômica, financeira e física satisfazendo, assim, às necessidades informativas de seus usuários na avaliação das decisões a serem tomadas”. (Definição elaborada pelo conjunto de alunos da disciplina “Evolução do Pensamento Contábil”, ministrada pelo professor SÉRGIO IUDÍCIBUS, em 1990, no curso de pós-graduação em Contabilidade, na Faculdade de Economia e Administração da USP).

De acordo com esses conceitos, percebe-se uma mudança considerável no foco inicial da contabilidade que era o gerenciamento e controle, passando para uma perspectiva de atender a exigências fiscais.

A contabilidade não só calcula, ela relata, explica e descreve as características do risco e incertezas que rodeiam suas informações.

A contabilidade deve ater-se à informação de eventos e transações que sejam de natureza relevante para o patrimônio da empresa e como sistema de informações, deve ser a principal responsável pelo registro e divulgação dos resultados dessa nova realidade.

Clique aqui para visualizar o arquivo.
Share Button

Sobre o Autor:

Pós-Graduando em Direito Tributário, Pós-Graduando em Metodologia de Ensino no Nível Superior, Graduado com Honra ao Mérito em Ciências Contábeis, 2002, Técnico em Ciências Contábeis, além de vários cursos em desenvolvimento e aprimoramento nas áreas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Ambiental e Gerencial, Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, Estratégia de Pesquisa e Elaboração de Projetos, Técnico de Suporte, Rotina de Pessoal, Sistema e Processos de Organização, Gestão do Patrimônio e Tecnologia da Informação.

Links Úteis

+

Serviços

+

Downloads

+

Artigos

+
FONES: +55 71 3241-7920 / 3241-8487
Copyright 2016 - CONTRAT CONTABILIDADE. Todos os direitos reservados.